segunda-feira, 5 de março de 2018

Os Povos Hebreus, Persas e Fenícios


Povo Hebreu:
A principal fonte para nós conhecermos ou entender esse povo é a Bíblia que nos fala sobre os doze filhos de Jacó que dão origem para as doze tribos que formaram o povo Hebreu. Em 1700 a.C, o povo Hebreu migrou para o Egito, mas acabaram sendo escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A liberação do povo só ocorreu por volta de 1300 a.C. Essa fuga foi comandada por Moisés que recebeu os dez mandamentos no Monte Sinai. Por cerca de 40 anos eles ficaram peregrinando pelo deserto, até que receberam um recado de Deus para que todos voltassem para Canaã (A terra prometida).
Jerusalém foi transformado em um centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão as tribos se dividem em dois reinos, os que são: Reino de Israel e Reino de Judá. No momento da separação aconteceu uma crença vinda de Mesias que iria juntar o povo novamente e restaurar o poder de Deus sobre o mundo.
No século I, os romanos invadem a Palestina e destruíram o templo de Jerusalem, após um século eles voltararam é destruíram a cidade de Jerusalém. Após esse acontecimento ocorreu a segunda diáspora judaica que espalhou os hebreus pelo mundo todo.
Povo Persa:
Os Persas, são um dos importantes povos da antiguidade do Oriente, que ocuparam a região da Persa (que atualmente é o Irã). Esse povo dedicou-se muito para o comércio, tendo como a sua principal fonte de economia. A política era dos imperadores e que eram tratados como Deuses e com isso ele manda em tudo e todos.
Um dos principais imperadores foi Ciro, sendo o maior e o mais importante imperador dos Persas e seu governo durou de 560 a.C - 529 a.C, os persas conseguiram conquistar vários territórios através de guerras. A religião dos Persas que possui dois nomes. Zoroastrismo, que foram em homenagem para o Zoroastra ou Zaratustra.
Povo Fenício:
A civilização dos Fenícios começou na Fenícia, que atualmente é o Líbano. Esse povo teve muito sucesso no aspecto econômico principalmente no comércio marítimo, esse povo tinha contatos comerciais de vários outras regiões do Oriente. As principais cidades fenícias que mais se desenvolveram na antiguidade foram: Bilblos, Tiro e Sudon.
A religião dos Fenícios são divididas em Politeista e antropomórfico, e cada cidade dos Fenícios possuía um Deus. Mas todos acreditavam que através de um sacrifício de animais ou de seres humanos poderia diminuir a ira dos Deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário