quinta-feira, 1 de março de 2018

Império Babilônico


O império babilônico é um dos principais períodos do mundo antigo estava localizada entre os rios Tigre e Eufrates
Primeiro império babilônico durou de 1792 a.C até 1750 a.C e o segundo império babilônico também conhecido como neobabilônico de 626 a.C até 539 a.C.
O fim do Império babilônico é marcado pelas conquistas de Ciro o grande Quando se inicia o Império Persa.
Primeiro império babilônico
Em 1800 a.C. as cidades mesopotâmicas foram reunidas pelos reis da Babilônia e um grande Império foi unificado. O maior governante desse primeiro Império Babilônico foi Hamurábi, famoso pelas suas invasões e conquistas militares, pelas incríveis construções urbanas e pela abertura de um canal que ia da Babilônia até o Golfo Pérsico, correndo paralelamente ao Rio Eufrates, e pelo seu código, que era o reflexo da vida e dos costumes babilônicos.
Vários povos antigos habitaram essa região entre vários séculos entre eles: babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios
Economia
As planícies aluviais da Mesopotâmia (região que compreendia a Babilônia) eram perfeitas para elevada produção de alimentos. A economia era baseada na agricultura, principalmente no cultivo da cevada. A cevada era usada como meio de pagamento de salários e em rações diárias, sendo também utilizada como a base para a manufatura de uma bebida natural: a cerveja. O gado pastava quando havia água suficiente. A produção de lã era extensa, e convertida em peças de tecido. Somente o extremo sul da Mesopotâmia tinha economia diferente, baseada em tamareiras e na pesca. Por estar no litoral do golfo pérsico.
Expedições militares eram realizadas após a colheita, quando os agricultores podiam tornar-se soldado. Minerais (cobre, estanho, prata, uma pedra preta chamada diorita, etc.) estavam disponíveis em áreas distantes, portanto as campanhas tinham de ser consideradas com muito cuidado para não serem dispendiosas ou deixarem as cidades à mercê de outros inimigos.
Política
Baseando-se nas Leis de Talião ("olho por olho, dente por dente"), o imperador de legislador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o Código de Hamurabi, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido.
Os sumerios excelentes arquitetos e construtores, contruíram várias cidades e templos religiosos importantes como, por exemplo: Ur, Nipur, Lagash e Eridu.
Segundo império babilônico
A formação do Segundo Império Babilônico ocorreu no ano de 612 a.C.. Após os caldeus terem derrotados os assírios, a Babilônia passou a ser dominada pelos caldeus. Com a morte do rei assírio Assurbanipal (690-627 a.C.), o governante da Babilônia, Nabopolossar(625-605 a.C.), reafirmou alianças com os povos medos e persas e concretizou a derrota assíria.
Após a morte de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico entrou em decadência por falta de administração, levando a conflitos internos. No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário